top of page
Adriana Aparecida Barbosa

TRAIÇÃO

Traição

Substantivo feminino

Quebra da fidelidade prometida e empenhada por meio de ato pérfido; aleivosia, deslealdade, perfídia.


A Traição é um dos atos mais covardes que uma pessoa pode fazer, é uma atitude egoísta e imatura isso em quaisquer formas de relacionamentos sejam eles individuais (amoroso, amizade) ou mesmo dentro de organizações ou entre organizações.

Traição, como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do “contrato social” (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de apoiar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelos outros.

Historicamente a traição nos conta o quanto ela pode trazer dores e traumas que em alguns casos a outra pessoa nem se recupera totalmente e muitas vezes muda até o curso da história...

- Marcus Junius Brutus Roma 44 A.C – Arquitetou com outro traíra o general Cássio Longinus tomar o poder que pertencia a seu pai Julio César (seu pai adotivo) que além da traição ainda planejaram o assassinato de seu próprio pai. Sem dúvida uma das traições mais famosa e conhecida pela frase dita pelo seu pai adotivo “Até tu Brutus”.

- Judas Iscariote - Galiléia 33 D.C – O mais famoso traidor da história, pois traiu uma ideologia e não só isso conta a bíblia que fez por míseras 30 moedas de pratas, biblicamente narra-se seu arrependimento já era muito tarde não havia mais como mudar a rota e isso levou o mesmo ao suicídio.

- Augusto Pinochet Chile década de 1970 – Considerado o homem de confiança pelo presidente do Chile (Salvador Allende) Pinochet liderou e concluiu o golpe militar que perduraram 17 anos.

Por ser um ato egoísta a traição pode desencadear algumas sequelas difíceis de serem lidadas e até tratadas na pessoa traída. Por isso, antes de trair alguém, não pense apenas no fato em si, nem apenas nas consequências para o relacionamento presente. Pense no que isso vai desencadear futuramente na outra pessoa. Além da dor da traição, da perda de alguém que se ama (porque sim, a gente perde alguém amado quando se descobre traído- quase como uma morte) a pessoa vivenciará um “luto” não de morte propriamente dita, mas de quebra de “contratos” como dito acima. E do rompimento da relação, ficarão as sequelas, alguém que não era ciumento pode tornar-se extremamente possessivo depois de ser traído. Alguém que não era inseguro pode tornar-se incapaz de acreditar em si mesmo. Alguém que não era desconfiado pode simplesmente não conseguir confiar nos outros novamente.

Quem tem a sorte de poder fazer uma terapia, ou de ter outro tipo de apoio, vai se recuperando lentamente. Outros não se recuperam nunca. Mas todos levam sequelas para o resto da vida.

Masssss como tudo na vida tem sempre dois lados à experiência de uma traição carrega em si uma incrível oportunidade de crescimento, onde aprendemos a conhecer a nós mesmos, melhor o outro, e aos problemas da relação ou mesmo das relações em geral o que pode gerar uma grande transformação em sua vida.

Lembre-se: “Enganar uma pessoa, não significa que ela seja tola. Significa que ela confiou em você mais do que você merecia”.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PERSUASÃO

Comments


bottom of page