re·la·ci·o·na·men·to (relacionar + -mento)
substantivo masculino
1. .Ato de relacionar ou de se relacionar.
2. Ligação .afetiva ou sexual entre duas pessoas. = RELAÇÃO
re·la·ci·o·nar - (latim relatio, -onis + -ar)
verbo transitivo
1. Fazer uma relação de, meter em lista.
2. Referir; narrar; contar.
3. Estabelecer relação ou analogia entre; comparar.
verbo pronominal
4. Adquirir relações.
5. Entrar na intimidade de.
O que é Relacionamento:
Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.
Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas. Quando uma das partes não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento se torna difícil. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas.
É comum o termo “relacionamento” remeter para a relação amorosa entre um casal quando se usa a palavra isolada. Por exemplo: “O meu relacionamento não vai bem”. Entretanto, o termo pode se referir a qualquer tipo de relação que exista entre duas ou mais pessoas. A distribuição dos relacionamentos são Relacionamento interpessoal Relacionamento afetivo Relacionamento no trabalho.
Nos tempos atuais é mais fácil programar supercomputadores, construir edifícios majestosos e até mesmo descobrir vida em outros planetas do que construir relações saudáveis e equilibradas. Nada é tão belo quanto cultivar relações saudáveis e nada é mais deprimente do que construir relações doentes, independente do tipo de relacionamento.
Estar em um relacionamento equilibrado tem grandes vantagens. A qualidade de vida melhora, a autoestima e a autoconfiança dos companheiros são revitalizadas, o nível de estresse cai consideravelmente, os laços afetivos são fortalecidos e até mesmo a saúde pode ser positivamente afetada. Contudo, para conquistar a plenitude de uma relação é preciso adquirir comportamentos que contribuam para o fortalecimento dela. Ou seja estamos falando que todos podemos melhorar se assim quisermos por isso ainda considero a reciprocidade uma vez que ambos estão dispostos de verdade a se relacionar ao invés de fazerem suas “vontades” serem aceitas ou acatadas por pura vaidade na maioria das vezes .
Trabalhe seu autoconhecimento isso qualificará suas formas de comunicação e será bem mais assertiva para com voe e com o outro também além de melhorar significativamente sua auto estima. Mantenha sua individualidade. Cada um possui projetos, compromissos, opiniões, necessidades e gostos individuais. Devido a isso, é necessário manter a individualidade. Ao manter essa divisão, estarão garantindo que ambos tenham o espaço necessário para amar e cuidar de si. Mas cuidado para não confundir isso com egocentrismo afinal, em uma relação (principalmente na amorosa existem duas pessoas) , e as necessidades de ambas devem ser supridas.
Agora a que eu acredito darmos uma atenção mais especial é a de trabalhar a reconstrução dos relacionamentos. Somos HUMANOS todos nós erramos algumas vezes até na ânsia de acertar enfim o que quero comunicar a vocês com isso que tão importante quanto querer estar em relacionamentos saudáveis é mantê-los saudáveis .
Dessa forma, é importante trabalhar a capacidade de reconstruir o relacionamento, pois a falha deve ser considerada uma oportunidade de evolução e aprendizado. Ao reconhecer um erro cometido e buscar remediá-lo, você estará dizendo que se importa e se arrepende. Isso dá ao companheiro a noção de que tanto ele quanto o relacionamento de vocês é algo importante e que deve ser cuidado.
Comments