Significado de Protagonismo
substantivo masculino
Qualidade da pessoa que se destaca em qualquer situação, acontecimento, exercendo o papel mais importante dentre os demais: protagonismo juvenil.
Característica do personagem principal, mais importante: protagonismo literário, artístico, televisivo, cinematográfico.
Qual é o seu papel na sua própria história? Protagonista, coadjuvante ou antagonista? O modo como escolhemos viver indica os personagens e os seus devidos papéis. E já que as pessoas estão vendo a nossa vida e contando a nossa história, a partir de nossas ações e reações, cabe a cada um de nós escolher qual tipo de história desejamos lhes contar.
A julgar pelo fascínio que heróis e mocinhos exercem sobre as pessoas, não é difícil admitir que todos nós, no íntimo, desejamos ser os protagonistas das histórias que conhecemos, pois, apesar das lutas e sofrimentos, nem que seja no final, eles se dão bem. Mas não nos esqueçamos que ser o protagonista da história é assumir responsabilidades e arcar com as consequências das escolhas que fazemos. Isso nos lembra a célebre frase do tio Ben a seu sobrinho Peter Parker, o Homem-Aranha: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Por vezes, desejamos poder, mas nem sempre as responsabilidades.
O conceito de responsabilidade tem diversas vertentes nos campos espiritual, legal, psicológico e social. Em qualquer dicionário da língua portuguesa este conceito está associado ao ato de ser responsável, a obrigação de arcar e responder pelas ações cometidas ou, em outras palavras, responder pelos atos que comete, e ter condições de julgamento (discernimento) para entender a relação entre causa e consequência. Nesse sentido a auto-responsabilidade é a compreensão da responsabilidade que lhe é devida, decorrente de uma ação, omissão ou opinião exteriorizada.
Uma das características mais notáveis em protagonistas é sua grande capacidade de ser responsável e de auto-responsabilizar por seus atos de um modo geral e sem restrições ele tem essas duas "ferramentas muito bem discernidas em sua mentalidade . Sendo assim podemos concluir que são ferramentas que podemos aprender desenvolver e lapidar em nós mesmos portanto podemos todos em qualquer momento das nossas vidas tomar as rédeas deixar o comodismo e brilhar como nosso "poder " protagonista em nossa história .
Mas quando falamos sobre protagonismo uma coisa é certa quem "manda" é você!! Você é quem escolhe ser protagonista ou coadjuvante ou até mesmo vítima como descrevemos no post anterior a esse. Então VOCÊ DECIDE!!
E pra finalizar , considerando a etimologia da palavra Protagonismo (Proto = principal, primeiro; agon = luta; agonistes = lutador), concluímos que ser o protagonista é assumir a responsabilidade por mudanças que afetam a si e o seu entorno de forma positiva a partir das escolhas que se faz. Usemos o poder da fé e o que está em nossas mãos para mudar realidades!
Comments