Manipulação
Substantivo feminino
1. Ato ou efeito de manipular.
2. Condicionar, influenciar, geralmente em proveito próprio.
3. Adulterar, falsificar.
A Manipulação Psicológica é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros por meio de táticas indiretas, enganosas ou dissimuladas. Ao promover os interesses do manipulador, muitas vezes à custa de outro, tais métodos podem ser considerados exploratórios e desonestos.
A manipulação psicológica é qualquer ação intencional que influencia a pessoa à crença ou comportamento, causando mudanças nos processos mentais que vão além do despertar da compreensão. Para Ruth Faden e Tom Beauchamp, a manipulação psicológica como uma forma de influência é contrária à persuasão: a persuasão melhora a compreensão de alguém sobre sua situação, mas a manipulação não. Faden e Beauchamp consideram a manipulação psicológica como "um título amplo", incluindo "estratégias tão diversas como a sugestão subliminar, a adulação e outros apelos às fraquezas emocionais, como a indução de sentimentos de culpa ou de obrigação”.
É estranho pensar que a manipulação pode estar mais inerente na vida dos indivíduos do que eles percebam. Muitos não se dão conta que estão sendo manipulados emocionalmente, pois como já foi pontuados, manipuladores costumam apresentar uma personalidade dócil para esconder-se.
Eles fazem com que sinta que tudo o que faz está errado e que todos os problemas são culpa sua. Os manipuladores emocionais nunca têm culpa de nada. Independentemente do tipo de erro que tenham cometido o culpado sempre é outra pessoa (provavelmente você).
Comportamentos e atitudes clássicas de manipuladores para obter controle sobre suas vítimas:
- Ser afável e esconder intenções e comportamentos agressivos.
- Conhecer as vulnerabilidades psicológicas da vítima para determinar quais táticas são mais eficazes.
- Ter um nível suficiente de crueldade para não ter escrúpulos e causar danos à vítima, se necessário.
- Consequentemente, a manipulação é provável que seja conseguida através de meios agressivos ocultos.
- É comum que o manipulador costume chamar a atenção e consiga fazer que todos percebam que na realidade ele é a vítima.
Manipuladores procuram alvos fáceis. Eles querem alguém com limites fracos.
Pessoas manipuladoras são verdadeiros vampiros emocionais, sugam ao máximo suas vítimas. Por essa razão, é importante que a vítima consiga identificar se está numa situação de manipulação para preservar sua integridade psicológica.
Relações de manipulação podem deixar marcas profundas, mas tente deixar isso para trás. Os manipuladores emocionais podem deixá-lo louco com seu comportamento irracional. Não tente vencê-los em seu jogo. Mantenha certa distância emocional e não se deixe cair em suas armadilhas. A terapia pode melhorar muito a vida da vítima que foi manipulada, pois, normalmente, o manipulador pode ter sido alguém muito próximo, como alguém da família.
Ainda nesse contexto, é importante lembrar que a manipulação pode assumir um caráter abusivo.
Lembre-se: nunca sinta culpa por se afastar e tirar pessoas que sugam toda a sua energia da sua vida. Conquiste a sua independência emocional, com toda certeza essa é a chave para a sua felicidade.
Comments