Significado de Julgamento
substantivo masculino Ato ou efeito de julgar; opinião, juízo, apreciação: submeto-me ao seu julgamento.
[Jurídico] Sentença emanada de um tribunal ou juiz; decisão judicial: pronunciar um julgamento. [Jurídico] Sessão em que se faz a apreciação de um crime; sessão de julgamento ou audiência: o réu espera pelo dia do seu julgamento. Julgamento à revelia. O pronunciado contra uma parte que não se apresentou nem se fez representar na audiência própria.
A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça.- Aristóteles
É mais fácil separar a água do vinho que a hipocrisia da verdade no julgamento das ações humanas.
Carlos Malheiro Dias
Os sentimentos não enganam. O que engana é o julgamento. Johann Goethe
A verdade é que somos os nossos piores críticos. Mas experimentos mostram que somos melhores do que imaginamos – ao menos aos olhos de quem mais importa, que são as pessoas próximas.
A preocupação que temos com o julgamento alheio, muitas vezes, impacta o modo como enxergamos a nós mesmas.
Elevando nossos próprios padrões de cobrança, podemos nos sentir angustiadas e até deprimidas por não corresponder às expectativas que criamos.
Tudo vai incomodar se você não estiver bem resolvido consigo mesmo, esse é o principal motivo para que os julgamentos nos afetem negativamente. Assim, quem constrói uma imagem voltada para a aceitação do outro tem a tendência de se sabotar. Por desenvolver um autoconceito frágil e inseguro, buscando na opinião do outro um conceito que possam defini-las.
Por outro lado, uma pessoa com autoestima e autoconhecimento não vai se abalar por julgamentos sem fundamentos. Portanto, conhecer a si mesmo é fundamental, é o primeiro passo para gerenciar comentários, pré-conceitos e julgamentos na maioria das vezes críticos demais.
Bom… Pessoas são cheias de falhas. Obviamente ninguém é perfeito (nem você). Estamos propensos a erros, sim, a magoar os outros sem ter a intenção, a fazer um julgamento precipitado algumas vezes.
É realmente difícil eu te dar uma certeza do que acontece em cada caso. Seria preciso analisar muitos fatores: a personalidade de quem faz a crítica, o tipo de relação de vocês, se ela está passando por um problema etc.
Porém, entendo como esse tipo de atitude te incomoda. Infelizmente, não podemos controlar o comportamento de outras pessoas. Mas podemos ter atitudes que impeçam que elas nos atinjam tanto.
Leandro Karnal , em um dos seus ensinamentos, diz que só nos ofendemos com o que os outros falam, se não nos conhecemos bem. Pois se falam algo que não é verdade, qual o motivo para se sentir ofendido? Da mesma forma, se o que falam é realmente verdade, também não tem sentido ficar ofendido.
Não faça com que sua felicidade dependa de você ser aprovado por alguém. Sentir-se responsável pela própria felicidade te dará mais liberdade para ir ajustando sua vida conforme o que realmente você deseja para si.
Freud, em seus estudos, falou de um mecanismo de defesa que se chama projeção. Nele a pessoa “enxerga” em outros alguma característica sua que não aceita. Isso acontece de forma mais inconsciente e a protege da insatisfação que teria se reconhecesse a característica em si. Então essa é outra possível explicação.
Mas por mais difícil que possa ser, pois sei que isso magoa, tente ter empatia por essa pessoa. Tente se colocar no lugar dela e enxergar as coisas como ela vê. Por que ela tem essa limitação? O que aconteceu em sua vida para que seja alguém agindo dessa forma?
Saiba ainda que, independente da sua escolha, sempre terá alguém que vai te julgar.
Comments