Escolhas
Substantivo feminino
1. Ato ou efeito de escolher.
2. Preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras; predileção.
Consequências
Substantivo feminino
1. Algo produzido por uma causa ou freq. sequente a um conjunto de condições; efeito, resultado.
"a gripe foi c. de ter apanhado chuva"
2. Conclusão que deriva de um raciocínio lógico; inferência, ilação, dedução.
"a c. de uma proposição lógica"
O filósofo francês Sartre disse certa vez que:
“Viver é isso: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências.”
Passamos a vida inteira fazendo escolhas e lidando com as consequências. Toda escolha vem acompanhada de uma decisão, o que acontece é que cada ação traz resultados coerentes de acordo com o que foi feito e escolhido por cada um, não podendo ser diferente a ação do resultado.
Você é livre pra escolher o que deseja pra sua vida. No entanto escolher exige responsabilidade e por vezes até alguns sacrifícios quando se tem claro o que se deseja conquistar. Não podemos ter tudo, mas é necessário fazer escolhas o ideal é fazê-las com discernimento, antevendo sempre as possíveis consequências. Como se antever as consequências ou mesmo ter discernimento das escolhas?
Penso que a melhor forma para isso é que você tenha um bom conhecimento de seus valores pessoais, eles podem te dar um indicativo das consequências que você mais administra e ou mais suportáveis para você lidar, pois consequências sempre vão existir. Há uma frase que diz assim: a cada escolha uma renúncia.
Nesta mesma linha de raciocínio são de suma importância que você saiba o que quer em todas as áreas da sua vida, profissional, afetiva, relacionamentos gerais familiares. Existe ainda nesse mesmo conceito uma tão importante ou até mais importante que esse que é você saber com certeza o que você não quer na sua vida , ou o que você já teve em algumas experiências e não quer mais na sua vida.
Precisamos estar muito atentos às nossas atitudes para que não cometamos os mesmos erros, as mesmas falhas. Este exame de consciência é crucial no aprimoramento do nosso ser, pois nunca podemos dizer que somos vítimas do destino nem que somos injustiçados pela dor. O fato é que nossas atitudes e escolhas impensadas não nos punem ou castigam elas são apenas o reflexo das escolhas e atitudes que tivemos.
Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.
Reflitam: Tudo posso, mas nem tudo me convém... A falta de discernimento disso pode ser fatal em sua vida!
Comentarios