Empatia
Descrição
O conceito de empatia é, em suma, a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente; trata-se de compreensão emocional. Para adentrar o terreno empático, é preciso antes aceitar as próprias vulnerabilidades e admitir que ninguém que encontrarmos, por melhor que seja, será perfeito.
Sabe aquele ditado popular: “não faça com os outros, aquilo que não gostaria que fizessem com você”? Ele é bastante válido para exemplificar a empatia.
De modo geral, a empatia é a capacidade que uma pessoa tem de vivenciar a dor e a alegria de outra, mesmo que a ligação entre elas não seja algo extraordinário, surreal ou de outra vida. Basta apenas que se tenha o coração aberto para entender que cada ser humano é único e passa por situações distintas, que acabam por moldá-lo.
O que quero dizer é que não é necessária uma relação entre os envolvidos, ou seja, pode-se ver a empatia agindo em torno de pessoas desconhecidas, mas que estejam vivenciando algo em um mesmo espaço e tempo.
É importante ressaltar, que não podemos simplesmente ver os problemas e as alegrias de alguém com nossos olhos, como se fossem nossos, com a nossa vivência, nossa história de vida, com a nossa bagagem emocional, achando que absorvemos o que o outro está passando.
A empatia é uma competência comportamental importantíssima. Ao desenvolvê-la, indiretamente, aumentamos a nossa visão de mundo, pois passamos a enxergar situações sob outras perspectivas.
Comments