Meditação de Relaxamento e para dormir
Significado de Meditação (dicionário)
substantivo feminino Ação ou efeito de refletir profundamente sobre determinada coisa; resultado dessa ação.
Oração mental.
Origem do nome
A palavra “meditar” surgiu da raiz latina “meditatum”, que quer dizer “ponderar”, mas o significado mais comum que vemos é o que vem também do latim “meditare” e significa “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”.
Pode-se didaticamente dividir a meditação em dois blocos: Ocidental e Oriental.
Meditação oriental: respiração, visualização, mantra, orações são usados para aquietar o turbilhão da mente e as inquietações do corpo criando um caminho para a iluminação ou a realização espiritual. Envolvimento do aspecto devocional. Encontra-se em centros budistas, templos, escolas de yoga, centros cristãos, escolas judaicas (de cabala).
Meditação Ocidental: em especial nas pesquisas científicas, a meditação tem sido utilizada para descrever práticas onde há o controle das emoções e pensamentos através de um foco definido.
A investigação científica da meditação parte da premissa que, embora existam diversas técnicas, todas têm uma característica fundamental comum: o controle da atenção. Encontra-se em qualquer lugar onde um instrutor com alguma experiência possa ajudar, cursos, retiros, workshops.
Portanto a meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a produtividade no trabalho ou estudos.
Apesar de ser mais facilmente praticada em aulas e locais próprios, com um instrutor, a meditação também pode ser feita em outros ambientes como em casa ou no trabalho, por exemplo. Para aprender a meditar sozinho, é necessário praticar diariamente as técnicas por 5 a 20 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia.
Vamos deixar aqui hoje passo-a-passo Meditação para dormir :
Vamos começar 10 passos de uma técnica de relaxamento muscular
E logo após iniciamos a meditação para dormir
Encontre uma posição confortável, no início, a cama pode ser o melhor lugar.
Tire um minuto para respirar lenta e profundamente.
Respire fundo e estique os pés e os dedos dos pés por alguns segundos (3-4 segundos), depois expire lentamente e liberte a tensão.
Respire fundo e aperte os músculos das pernas, segure a tensão por alguns segundos e depois relaxe novamente enquanto expira.
Agora tencione os glúteos e, na sequência, relaxe.
Respire fundo, mais uma vez, contraia o abdômen, costas e peito, segure por alguns segundos e depois relaxe.
Faça novamente com suas mãos, a parte superior e inferior dos braços, e depois com os ombros e o pescoço. Dê uma atenção especial ao pescoço, pois é onde há mais tensão acumulada.
Agora, contraia o seu rosto – movê-lo para cima pode ajudar a tensioná-lo corretamente. Coloque a tensão na mandíbula. Morda forte, segure e depois relaxe, abrindo levemente a boca.
Finalmente, contraia todo o corpo, segure por alguns segundos e expire lentamente, assegurando que todo o corpo seja liberado da tensão.
Repita isso em todo o corpo, tensionando e relaxando todos os músculos por pelo menos 3 vezes.
Comments