amor-próprio
substantivo masculino
sentimento de dignidade, estima ou respeito que cada qual tem por si mesmo.
admiração ou orgulho excessivo de si mesmo; vaidade, soberba, imodéstia.
O amor-próprio é um estado de apreço por si mesmo que provém de ações que nos ajudam a crescer psicológica, física e espiritualmente. O amor-próprio vem do amadurecimento e do autoconhecimento, que nos permitem identificar nossas forças e fraquezas, e aprender a lidar com elas.
Ter amor-próprio é entender que nossos defeitos não nos inferiorizam. Todos temos falhas e estamos, a cada dia, fazendo o nosso melhor para crescer e evoluir.
Muitas vezes as pessoas, por causa de fraquezas antigas, de crises mais recentes, não conseguem defender seus interesses para satisfazer suas necessidades. É um grande tema da psicologia e da psicanálise, já que faz parte do cotidiano dos profissionais destas áreas.
Para ter amor próprio, não significa que a pessoa devam ter sempre seus desejos satisfeitos, ser egoísta ou pisar nos outros. O amor próprio faz com que as pessoas ajam positivamente, procurem evitar pensar no passado ou ressignifique o passado com aprendizados significativos , quando há tristezas ou mágoas, que procurem sempre lembrar que foi mais uma experiência evolutiva, procurando tirar proveito daqueles acontecimentos.
Quem se ama de verdade, procura possuir controle emocional, procura compreender as pessoas, estar sempre, ou a maior parte do tempo, de bem com a vida e esquecer a opinião alheia, não guarda raiva, rancor, está sempre disposto a perdoar e ter coragem, confiança e segurança para recomeçar.
Praticar amor-próprio é praticar o autoconhecimento (tem post no Blog): nos ensina a aprender a lidar com nossas emoções nos momentos difíceis e saber como levantar o humor mesmo nos piores dias.
Quem se ama fica mais resistente a críticas que não são construtivas e aprende a amar mais os outros. Praticar o amor-próprio é adquirir autoconfiança e autoconhecimento, sabendo desapegar com mais facilidade de tudo que já não faz mais parte da nossa vida .
Observação importante : Eu quase não escrevi sobre este tema pois o vejo muitas vezes assemelhado a outro, a maioria das pessoas tem essa inversão de valores quando o assunto é amor próprio confundindo com o ORGULHO (admiração ou orgulho excessivo de si mesmo; vaidade, soberba, imodéstia, excesso de amor-próprio; arrogância)
Comments